Os problemas da ética
A Ética pode ser considerada o estudo das ações e costumes, e ate mesmo a própria realização de um tipo de comportamento, a reflexão sobre os costumes e ações humanas.
Separam-se os problemas teóricos da ética didaticamente em dois campos:
1° Problemas Gerais e Fundamentais (lei, valores, consciência).
2°Problemas Específicos (ética profissional, politica, sexual).
Sendo que na vida real eles não se apresentam dessa forma, separados.
As questões éticas são apresentadas em nosso dia a dia. Nas leis do Estado; nos “problemas de consciência”; no poder de sedução do comercio; na pratica religiosa. Estas são questões que envolvem outras disciplinas teóricas e praticas, mas são todos problemas específicos da ética.
Outra questão ética são que os costumes mudam. O comportamento aceito socialmente é aquele adequado aos costumes vigentes, enquanto estes costumes tiverem força para coagir moralmente. “Os valores éticos podem se transformar, assim como a sociedade se transforma”.
Em sua função descritiva a ética precisa conhecer, tendo base em estudos antropológicos culturais e semelhantes. Ela se esforça para estudar e explicar as variações de comportamentos ao longo dos tempos, e características das diferentes formações culturais e históricas. Nas explicações teóricas no campo da ética, se destaca dois nomes:
1° Sócrates: Obedecendo, mas questionando as leis em seus diálogos procurava fundamentar racionalmente sua validade. Mesmo que os gregos não gostassem dos seus questionamentos foi chamado por vários séculos depois de “o fundador da moral”.
2° Kant: Buscava uma ética de validade universal, apoiada na igualdade fundamental entre os homens. Buscava encontrar no homem as condições de possibilidade do conhecimento verdadeiro e do agir livre. A igualdade era fundamental para o desenvolvimento desta ética universal.
- ÉTICA GREGA ANTIGA
Os anos que vão de 500 a 300 a.C foi um período que surgiu muitas definições e teorias usadas ate