os princípios da ort
A Osteopatia foi criada pelo médico americano Andrew Taylor Still por alturas da guerra civil americana nos finais do séc. XIX. Foi através da observação e investigação que fez uma correlação entre as patologias e a sua manifestações físicas.
É considerada uma das disciplinas da medicina complementar[carece de fontes], ou terapêutica não convencional, uma vez que seus princípios filosóficos são diferentes dos damedicina convencional. Os tratamentos usam uma abordagem holística da saúde, considerando que a capacidade de recuperação do corpo pode ser aumentada pela estimulação das articulações.1 Na prática, os tratamentos da osteopatia estão enfocados em dores nas costas, pescoço e demais articulações.
De acordo com o General Osteopathic Council (Ordem de Osteopatas do Reino Unido):
A Osteopatia é um sistema estabelecido e reconhecido de diagnóstico e tratamento que tem como ênfase principal a integridade estrutural e funcional do corpo. É distinta no facto que reconhece que a maior parte da dor e incapacidade que sentimos advém de disfunções da estrutura corporal, assim como lesões provocadas pela doença.
As terapias da Osteopatia nem sempre têm base científica e existe evidência de eficácia apenas no tratamento de lombalgias. 4 5
l