os princípios da contabilidade
Trabalho em atuação constante. Dessa forma, a elaboração e a revisão das Normas
Brasileiras de Contabilidade (NBCs), assim como dos Princípios Fundamentais de
Contabilidade, fazem parte de um processo permanente que congrega, em igual medida, o saber técnico e a aplicação prática, sem se descuidar da realidade atual da profissão contábil.
Para manter vigilância na evolução das Ciências Contábeis e na aplicação do conhecimento atualizado e globalizado no exercício profissional, uma das prioridades do CFC tem sido a busca da convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade aos padrões internacionais. Por essa razão foi editada a Resolução CFC nº 1.055/05, criando o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), integrado por representantes de importantes instituições da área contábil e do mercado de capitais, participando como convidados permanentes representantes dos principais órgãos reguladores governamentais. Ainda, para possibilitar a convergência necessária às demais áreas, que não as abrangidas pelo CPC, o CFC instituiu, por meio da Resolução CFC nº 1.103/07, o Comitê Gestor da Convergência no
Brasil, do qual participa juntamente com representantes de diversas entidades e órgãos reguladores.
Essa preocupação com a convergência das normas, que mobiliza o Conselho
Federal de Contabilidade há alguns anos, decorre justamente do olhar vigilante da instituição sobre a realidade do mundo contábil. Assim, em 2008, com a entrada em vigor da Lei nº 11.638/07, abrindo o caminho para a convergência, o CFC encontrase preparado para essa tarefa.
Nesta edição do livro Princípios Fundamentais e Normas Brasileiras de Contabilidade, que é