Os princípios da contabilidade segundo cfc e cpc
A emissão de pronunciamentos sobre Princípios de Contabilidade para orientação dos contadores no exercício de sua profissão teve início nos Estados Unidos, na década de 1930, após a quebra da bolsa de Nova Iorque.
No Brasil, o IBRACON (Instituto Brasileiro de Contadores) teve importante participação para o início da normatização dos Princípios Contábeis, o que ocorreu com a Circular 179/72 do Banco Central do Brasil e o trabalho intitulado Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade em 1986. Em 1981, com a resolução nº 530, o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) se pronunciou acerca dos Princípios Contábeis, e aperfeiçoou aquela resolução publicando em 29 de dezembro de 1993 a Resolução nº750.
Comitê de Pronunciamentos Contábeis
O comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) é uma entidade autônoma criada pela Resolução e CFC n 1.055/05.
Tem como objetivo, estudar, preparar e emitir pronunciamentos técnicos sobre procedimentos de contabilidade e divulgar informações dessa natureza, para emitir a emissão da e normas pela entidade reguladora brasileira visando à centralização e uniformização do processo de produção, levando sempre em conta a convergência da Contabilidade Brasileira às normas internacionais de contabilidade.
Conselho Federal de Contabilidade
O Conselho federal de contabilidade – CFC foi criado com o intuito de orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, por intermédio dos Conselhos Regionais de Contabilidade.
É de caráter corporativo sem vínculo com a Administração pública do Brasil. A resolução de CFC n 750/93 dispõe sobre os princípios contábeis.
Os princípios contábeis representam a essência das doutrinas e teorias relativas à ciência da contabilidade.
OS PRINCÍPIOS CONFORME A RESOLUÇÃO CFC Nº 750
Entidade
Continuidade
Oportunidade
Registro pelo valor original
Atualização monetária
Competência
Prudência
I- Principio da Entidade: Esse princípio