Os principios da contabilidade
Os princípios são aplicados à contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o Patrimônio das Entidades.
• O da Entidade
• O da Continuidade
• O da Oportunidade
• O do Registro pelo Valor Original
• O da atualização monetária (Revogado pela Resolução CFC 1.282/2010)
• O da Competência
• O da Prudência
Objeto da contabilidade é registra os fatos relativos aos patrimônios das organizações, os princípios contábeis vão ratificar a informação. Nós teremos princípios contábeis e esses princípios contábeis, são princípios que diz respeitos ao patrimônio da entidade.
ENTIDADE
O principio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.
Por consequência, nesta acepção, o patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.
Obs: O patrimônio da Pessoa Física não se confunde com o da Pessoa Jurídica, são duas coisas distintas/diferentes, já mais um sócio poderá comprar um bem com o dinheiro da empresa. CONTINUIDADE
O Principio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta está circunstância.
Obs: a empresa vai continuar a sua operação, a empresa vai ter uma continuidade.
Quando tiver uma sobre de estoque final de um inventário era um estoque de outro inventário. Os dados atuais iram influenciar os dados futuros, porque deverá haver uma continuidade na empresa.
OPORTUNIDADE
O Princípio refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e