Os principais pontos levantados pelo autor-Hilario Franco Junior- Idade média Nascimento no Ocidente
Objetivo: Entender os principais pontos levantados pelo autor – Introdução.
Cada civilização vive seu tempo, esse sempre será contemporâneo, a necessidade de se dar uma nomenclatura surge no século xvi, uma forma de preconceito e desprezo por tudo que viera antes (antiguidade clássica, xvi), tal rotulação criada pelos renascentistas, iluministas que enxergavam esse período como um tempo médio, baseados apenas no estudo de alguns documentos escritos da época.
Entre os séculos XXI, XVII E XVIII um enorme preconceito se instaura sobre a idade média, renascentistas, iluministas, protestantes, burgueses e monárquicos, viam tal época como, barbara, idade das trevas, flagelo, ruina, eles acreditavam que a idade média havia sido uma interrupção na evolução humana, vista por seus reis fracos, cultura religiosa de excessivo apego espiritual e superstições, baixa atividade comercial e a supremacia da igreja gerando fragmentação política.
Contudo na primeira metade do seculo XIX a situação se inverteu e o racionalismo foi colocado a prova.
Com a revolução francesa e as conquistas de napoleão fizeram com que surgissem uma certa identidade nacional pelos povos ameaçados ou conquistados, passaram a questionar o realismo, que haviam os levados aquele momento de revoluções e guerras.
Dessa forma uma valorização pela idade média começa surgir e ela passa a ser considerada tempos de fé, autoridade, tradição, a valorização dos instintos, sentidos e sonhos.
Essa visão tão preconceituosa como a outra.
A idade média passou a ser melhor compreendida no seculo XX, começaram a enxerga-la pelos seus próprios olhos.
A função do historiador é compreender e não julgar pois trabalhamos com fragmentos do passado que jamais serão reconstruídos completamente utilizamos versões e essa há várias e cabe a nós tentar compreender o passado com os olhos no presente.
É necessário entender a época no coletivo,