OS PRINC PIOS DE CONTABILIDADE UM ESTUDO DE CASO EM UM ESCRIT RIO CONT BIL
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
OS PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE: UM ESTUDO DE CASO EM UM ESCRITÓRIO CONTÁBIL
Alegrete/RS
2012
1 INTRODUÇÃO
Os Princípios de Contabilidade, com o passar dos anos, foram se consolidando e tornando-se cada vez mais imprescindíveis em relação às demonstrações contábeis e à homogeneização da contabilidade em geral. Na atualidade formam a fundamentação da contabilidade, princípios nos quais toda a contabilidade vigente deve estar, obrigatoriamente, em concordância. Desse modo os princípios prezam pela melhor forma de administrar um ato contábil, para que, quem esteja efetuando-o, não cometa algum equívoco.
Esta pesquisa faz-se necessária, pois ainda existem profissionais da área contábil que não estão familiarizados com estes princípios. Desta forma faz-se necessário esclarecer e explicar para os profissionais da área contábil qual a importância de aplicá-los corretamente.
Através deste apresenta-se uma análise sobre os Princípios de Contabilidade e sua aplicabilidade através de conceitos, resoluções e de exemplos práticos. Foi realizada uma pesquisa histórica da origem desses princípios, analisando sua evolução no meio contábil, para poder demonstrar quando, e o porquê tornaram-se obrigatórios na contabilidade atual.
O presente relatório é resultado de um estudo de caso baseado em uma observação sistemática e não participante em um escritório contábil, fundamentado na legislação vigente, bem como em bibliografias da área.
Dito isto obtemos os seguintes questionamentos: Os Princípios de Contabilidade são necessários? Estes princípios estão sendo cumpridos nas empresas de contabilidade?
Para a análise desses problemas foi realizado um estudo no qual se identificou a origem dos princípios, seu embasamento legal, e a finalidade pelas quais os princípios foram criados. Os dados observados na empresa selecionada, intencionalmente, foram analisados e interpretados indutivamente,