Os primórdios da administração: antecedentes históricos da administração
Profª Elaine Aparecida Perline
1. Introdução. A Administração é recente, fruto do século XX, é composta pela contribuição histórica de vários precursores, filósofos, físicos, economistas, estadistas e empresários. A Teoria Geral da Administração é uma área nova e recente do conhecimento humano. Século XIX – as organizações eram poucas e pequenas: Pequenas oficinas; Artesãos independentes; Pequenas escolas; Profissionais autônomos (médicos, advogados e artistas); Lavrador e; O armazém, etc. 2. Influencias Históricas da Administração. 2.1. Influência dos filósofos. Sócrates: Filósofo Grego, nascido provavelmente em 470AC na cidade de Atenas, tornou‐se um dos principais pensadores e foi o criador da filosofia conhecida como ocidental. Expõe seu ponto de vista sobre Administração: “Uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência”. “Sobre qualquer coisa que um homem possa presidir, ele será, se souber do que precisa e se for capaz de provê‐lo, um bom presidente, quer tenha a direção de um coro, uma família, uma cidade ou um exército. Não é também uma tarefa punir os maus e honrar os bons? Portanto, Nicomaquis, não desprezeis homens hábeis em administrar seus haveres...” (Sócrates)
Platão: (429ª.C – 347 a.C) Pertenceu a uma família aristocrática grega, destacando‐se como um dos pensadores mais influentes. Seus textos abordavam todos os assuntos e conquistou outros discípulos que continuaram a seguí‐lo.
Decepcionou‐se ao longo de seus estudos com a liderança política de sua cidade natal, passando então a seguir a filosofia socrática, buscando a verdade através de perguntas, respostas e mais perguntas. Como Sócrates não escrevia seus pensamentos, Platão a partir deste ponto, comportou‐se como porta voz, ficando confuso a questão de quem havia escrito tais