Os pre socraticos
Curso: Serviço Social / Turma 2014.1, noite
Aluna: Daniela Azevedo Tôrres Ferreira
INTRODUÇÃO
I – PERÍODOS DA FILOSOFIA GREGA Na Filosofia Grega existem quatro grandes períodos, que são eles:
1. O Período pré-socrático ou cosmológico tem seu período compreendido entre o final do século VII ao final do século V a.C., que é a época em que a Filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza.
2. O Período Socrático ou antropológico tem seu período compreendido do final do século V e todo o século IV a.C., período em que a Filosofia investiga as questões humanas, como a ética, a política e as técnicas.
3. O Período Sistemático tem seu período compreendido do final do século IV ao final do século III a.C., período em que a Filosofia busca reunir e sistematizar tudo quanto foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia, interessando-se sobretudo e mostrar que tudo pode ser objeto de conhecimento filosófico, desde que as leis do pensamento e de suas demonstrações estejam firmemente estabelecidas para oferecer os critérios da verdade e da ciência.
4. O Período Helenístico ou greco-romano que tem seu período compreendido do final do século III a.C. até o século VI d.C. Este período longo já alcança Roma e o pensamento dos primeiros Padres da Igreja, a Filosofia se ocupa sobretudo com as questões da ética, do conhecimento humano e das relações entre o homem e a natureza e de ambos com Deus.
II – PERÍODO PRÉ-SOCRÁTICO OU COSMOLÓGICO (SÉCULO VII-V a.C.) É o nome que se dá ao período em que filósofos da Grécia Antiga antecederam Sócrates, que foi o filósofo que aperfeiçoou a arte de filosofar. Eles também foram chamados de naturalistas ou filósofos da physis (natureza) e tinham como escopo especulativo o problema cosmológico, ou cosmo-ontológico, e buscavam a princípio (arché) das coisas. As principais características de sua cosmologia são: 1) é uma explicação