Os pilares da competência motora
Em relação aos professores, em especial os de Educação Física, a estimulação deve ocorrer de forma sistemática, planejada e organizada , proporcionando desafios estimulantes significativos e progressivos, articulados permanentemente com aspecto desenvolvimentista (físico, motores e psíquicos). (Paes e Balbino 2001)
Objetivo
Com o sentimento de competência produzir os verdadeiros aprendizados. O papel do educador é proporcionar experiências nos quais o aluno se sinta capaz e feliz em realiza-las. O conhecimento, subjacente a competência surgirá naturalmente. (Paes e Balbino 2001)
A teoria Behaviorista irá nortear nosso educativo através do método de ensino do princípio analítico–sintético. Com exercícios que apresentem uma divisão dos gestos, dás técnicas e da ações motoras. Seguirá os seguintes princípios metodológicos do conhecido para o desconhecido, do fácil para o difícil, do simples para o complexo.
A tendência pedagógica Desenvolvimentista, também terá seu espaço neste educativo. Onde o erro deve ser compreendido como processo fundamental para a aquisição de habilidades motoras, preocupando-se em valorizar a aquisição de habilidades e evitando o denominado imediatismo da busca do produto.
Exercício formula 1 montar um circuito com obstáculos corrida tempo e agilidade. Como funciona o exercício começa com uma corrida seguida de rolamento sobre um colchão ou tatame em seguida uma corrida em ziguezigue por entre cones postos através do percurso em velocidade logo após coloca se algumas barreiras na altura de uns 20 centímetros seguido de uma barreira de uns 70 centímetros de altura para saltar e chega no fim do percurso o exercício ser cronometrado.
Objetivo de o exercício è trabalhar agilidade, velocidade e resistência dos participantes e coordenação.