OS PENSADORES DA SOCIEDADE
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
OS PENSADORES DA SOCIEDADE
VIÇOSA, 21 DE SETEMBRO DE 2015.
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
OS PENSADORES DA SOCIEDADE
Trabalho do curso de Enfermagem, 2º período da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FAVICOSA), realizado sob orientação da professora Carla Alcon, da disciplina UNI 506 – Homem, Sociedade e Ambiente.
VIÇOSA-MG 2015.
RESUMO
O objetivo deste trabalho é mostrar os principais sociólogos e seus pensamentos sociais, sendo estes: Karl Marx, Max Weber e Emile Durkheim. O primeiro ataca diretamente o Capitalismo e fala que todos os problemas do mundo é resumido pela desigualdade social, ou seja, muitos para uns e poucos para outros. O segundo pensa mais em uma ação social, segundo ele tudo que aprendemos é porque alguém nos ensinou e isto se chama Educação Continuada. Ele separa quatro ações fundamentais: Ação Social Racional; Ação Social Afetiva e Ação Social Tradicional. Já Emile Durkheim, sendo este o foco do trabalho, defende que o homem naturalmente cria falsas noções do que são as coisas que o rodeia, inventando normas, leis para que não sejam infligidas.
Sumário
1- Introdução
2- Paralelo entre os três pensadores
2.1 Qual mais se aproxima da sociedade atual?
3- Quem foi Emile Durkheim.
3.2 Fato Social.
3.3 Olhar Político e Social.
3.4 Visão de Mundo.
4- Conclusão.
5- Referências Bibliográficas
INTRODUÇÃO
Vivemos em uma sociedade com vários problemas sociais envolvendo educação, saúde, desemprego, entre outros. No decorrer do trabalho será mostrado como os sociólogos enxergam o mundo e as formas de viver da sociedade, deixando para nós uma ampla área de estudos e pesquisas de trabalhos por eles desenvolvidos.
Paralelo entre os pensadores
Max weber defende o comunismo, pois segundo ele vivemos em um mundo capitalista, que é a classe dominante e o estado aparecem para os interesses desta,