Os Paradigmas No Direito Político
Aluno: João Felipe Ferreira Zeidan
Professor: Luís Carlos
Os Paradigmas no Direito Politico
1. O processo eleitoral norte-americano possui um mecanismo de alternância institucional muito interessante. Os Estados Unidos respeitam e realizam o regime democrático, compreendido como o regime politico no qual há a existência de oposição livre com a possibilidade nítida da alternância legitima do poder, aliada à liberdade de imprensa, que serve para atuar na fiscalização das ações e omissões do poder publico, e a efetiva garantia do respeito aos direitos e liberdades fundamentais da pessoa humana.
2. O atual presidente dos Estados Unidos Barack Obama, o qual era representante do Estado de Illinois no ultimo processo eleitoral dos Estados Unidos, é filho de pai queniano negro e de mãe americana branca, nascido no Estado do Hawaii, na cidade de Honolulu. Barack Obama formou-se em direito, em Harvard, é advogado e já foi professor de direito constitucional da Universidade de Chicago.
3. Analisando as grandes figuras da pré-modernidade, modernidade e pós-modernidade, me vêm três nomes a cabeça Alexandre Magno (pré-modernidade), Napoleão Bonaparte (modernidade) e Barack Obama (pós-modernidade). Alexandre e Napoleão deixaram seus nomes marcados na historia pelos seus feitos e pelo que representaram em suas respectivas épocas, mesmo Barack Obama ainda não tendo conseguido repetir os “feitos” dessas duas grandes personalidades, já pode ser considerado uma figura de grande importância histórica.
4. Para o mundo, e para os Estados Unidos em particular a eleição de Barack Obama foi uma revolução paradigmática na sociedade e da politica tradicional.
5. O direito politico tem como objetivo de analise as normas relacionadas com a institucionalização do poder politico e com a atuação, manutenção e renovação desse poder institucionalizado.
6. A politica tem como binômio de atuação a “legitimidade” ou “ilegitimidade” de suas ações ou