Os pais nos dias atuais
Vivemos em uma sociedade em que sofrem constantes modificações de culturas, valores morais e comportamentos propriamente ditos. A maneira como vemos e percebemos o mundo talvez não seja da mesma forma que nossos filhos vivenciam.
É preciso pensar e repensar as nossas ações, atitudes e comportamentos líquidos nas nossas relações humanas. È necessário ensinar aos nossos filhos o valor de uma construção solida nas relações humanas e sentir o contato com o outro, uma das possibilidades que teremos, para que isso aconteça será através de uma educação dos nossos filhos para futuras gerações que estão por vir.
Limite, qual a medida certa? A dificuldade dos pais em estar administrando no dia a dia os comportamentos inadequados dos filhos e a hora certa de impor limites e dizer não. Pai faz tudo o que os filhos querem.
Autoritário, não existe dialogo na relação entre pais e filhos, não transmitem amor, carinho ou atenção, utiliza punição castigo, freqüentemente, usa palavras rudes e ásperas para educar.
Sexualidade na infância e adolescência, a dificuldade de falar com os filhos sobre a sexualidade, devido à falta de preparo quês estes pais tiveram na infância e adolescência. Sexualidade ainda é um tema tabu para os pais da atualidade, as respostas são ainda camufladas, isso se torna mais difícil o dialogo entres ambos.
Ser pai e ser mãe nos dias atuais. Os pais já buscam maior afetividade, dialogo e compreensão com os filhos e a importância do seu papel na educação, mas se sentem perdidos em como fazer, como comunicar e dialogar de forma saudável e afetiva com os filhos e também a divisão das tarefas entre o casal na hora da educação. “Pais não dão conta de ser pai”. Temos que participar de tudo na vida de nossos filhos, sem sufocá-los, sabermos ouvir e estar preparado para o