Os ossos mais importantes do corpo humano
Os ossos são órgãos formados pelo tecido conjuntivo, que dispostos entre si compõem o esqueleto, estrutura localizada em animais vertebrados formada de 206 ossos (no homem), que tem como função inicial, sustentar os músculos e órgãos do corpo.
Suas funções “secundárias” envolvem o movimento e a proteção do corpo, já que o esqueleto possui certa mecânica, onde ossos, juntas e cartilagem realizam movimentos que geram a deslocação. Os músculos sem os ossos não teriam moldes e a estrutura estaria insustentável. Os ossos também têm função armazenadora de minerais, onde todo o cálcio e fósforo absorvido pelo corpo ficam guardados em suas estruturas, além da medula óssea que realiza a renovação de células da corrente sanguínea. No interior dos ossos encontramos a matriz óssea, substância parte orgânica constituída por colágeno, o que confere a resistência ao osso, e inorgânica que se constitui dos minerais, estruturando a física rígida.
Suas dimensões são variadas e há particularidade entre o esqueleto masculino e feminino, pois o corpo da mulher precisa de capacidade para conceber um bebê, além de dar a luz. A formação dos ossos dá-se pelo processo de ossificação de forma interna, nas membranas do tecido conjuntivo, ou externa, onde há formação sobre a cartilagem.
Os diversos tamanhos e formas dos ossos formam o esqueleto, que ainda pode ser dividido em duas partes funcionais:
• Esqueleto axial – onde se encontram os ossos da cabeça, pescoço e tronco.
• Esqueleto apendicular – membros superiores e inferiores respectivamente. Ossos e suas classes
Discriminando os ossos por seu formato e comprimento, podemos classificar os ossos das determinadas partes do esqueleto como:
• Longos: caracterizados pelo comprimento maior que o seu diâmetro e extremidades