Os orfaos de haximu

370 palavras 2 páginas
INTRODUÇÃO
Órfãos de Haximu é um livro que conta a história de Daniel e Nape, irmãos gêmeos que nasceram do meio da Floresta Amazônica na tribo dos Yanomami. Sabendo que seu filho ia ser morto devido a prática do infanticídio, seu pai luta pela sua sobrevivência e para isso, foge da tribo deixando a mulher de seus filhos e sua filha ainda bebê. Criado até os 21 anos na Inglaterra, Daniel não aguenta mais ver ser pai escondendo seu passado e corre atrás de sua infância como índio e acaba voltando ao Brasil para honrar suas origens.

DESENVOLVIMENTO
Autoras: Inês Daflon e Maria Lúcia Daflon.

Ilustração: João Caré

Páginas: 111

Editora: FTD

1ª Edição

Ano: 2010

O livro trás a história de Daniel, um menino que até então se considera inglês, mas quando completa seus 21 anos descobre a verdade sobre sua história. Achando ser fruto de um relacionamento de seu pai, um inglês, com uma cabocla do Brasil, Philip revela ao seu filho que ele é filho de uma índia Yanomami. E além de tudo isso, ao nascer foi separado de sua irmã gêmea, Nape. Assim Daniel decide começar sua jornada indo ao Brasil para entender melhor ele, e sua história. Depois de muitos acontecimentos, a irmã de Daniel e sua madrinha Laura são seqüestradas por fazendeiros que querem as terras dos índios. Daniel vai ao encontro de Nelson Makuxi que pretende ajudar nas negociações, pois tem a cópia de homologação das terras.

Muitas mulheres e homens indígenas deixaram sua cultura, história e direitos de lado, se juntando aos fazendeiros. Após não conseguirem boas negociações, Nelson aconselha todos descansarem. Durante o sono Daniel começa até sonhos, como se tivesse mostrando o caminho de algo. De manhã, Carimé, cachorro de Laura bastante agitado chama a atenção de Daniel, que o segue. Andrea e Daniel começam a segui-lo acreditando que Carimé os levará no cativeiro que Nape e Laura estão.

CONCLUSÃO
O romance é excelente, ele relata questionamentos ambientais, éticos e culturais,

Relacionados

  • Direito internacional penal
    4845 palavras | 20 páginas
  • MMMMM
    5638 palavras | 23 páginas
  • A temática indigena
    181985 palavras | 728 páginas