Os Numeros estao em tudo e em todos os lugares
A pesquisa qualitativa pode demonstrar a realidade e as mudanças que devem ser feitas para que haja melhoria nos processos de ensino/aprendizagem.
Algumas reflexões poderão ser realizadas através da pesquisa qualitativa para conhecimento real da evolução dos alunos.
Usar este mecanismo à favor da educação deveria ser compromisso de todo o profissional que busca respostas para continuidade do seu trabalho. Somente quando colocamos a tecnologia e a pesquisa a nosso favor encontraremos as respostas que buscamos em um processo educacional. São os sentimentos alicerçados em tecnologias modernas de ensino, com a aplicação de princípios pedagógicos, que permitem surgir novas e eficientes metodologias que alavancam o ensino.
Nossa escala de valores inicia sua formação quando ainda estamos aprendendo a falar e andar. É muito importante que para esta construção sejam considerados valores humanistas, valores que nos dignificam como seres pensantes e que interagem permanentemente com outras pessoas. Por isto não podemos nos apegar tão somente aos números, embora eles também terão sua importância neste contexto. Mas o que não podemos abrir mão são dos sentimentos, construídos nas relações de amizade, fraternidade e solidariedade, porque serão estes os valores que irão nos sustentar nos momentos mais difíceis de nossas existências. Quanto ao professor, esta máquina de ensinar, é muito importante não esquecermos que no peito dele bate um coração, cheio de sentimentos, emoções e acima de tudo expectativas. Mas o bom mestre terá sempre um jeito e um tempo para entender as dificuldades e as traquinagens de seus discípulos. Afinal ele também foi criança, foi aluno e hoje com a bagagem