Os nuer
O livro “O que é a Geografia” do Professor Ruy Moreira retrata a geografia da sua forma primitiva , isso quer dizer , da sua criação ao desenvolvimento dessa, e dessa os caminnhos a serem percorridos por ela. As três escolas geografias Alemã, Francesa e Anglo-Saxônica estão presentes como papel fundamental da evolução da ciência , e da aplicação de métodos que a geografia usou para se desenvolver e atigir seus objetivos “ocultos”
A primeira etapa do livro retrata a trajetória de como “nasceu” e evoluiu a geografia, tendo uma breve visão sobre as escolas Alemã, Francesa, e Anglo-Saxônia.
A geografia passa por grandes processos de “evolução” durante o passar do tempo. Tendo como inicio os primordios do conhecimento grego. A explicação desse fato pode ser evidenciada abaixo
“No seu termo mais remoto, a geografia “nasceu” entre os gregos, junto com o nascimento da filosofia, da história, do teatro. Por quê? Por que não ente os povos seus contemporâneos ou anteriores a eles ? Porque foi na Grécia onde lutas pela democracia mais ganharam profundidade e duração entre os povos da Antiguidade. E também porque a base econômica da Grécia era o comercio.“
Assim o livro retrata o nascimento da geografia, junto com as lutas pela democracia que aconteceram nas cidades gregas. Devido a dominação romana a geografia democrática passa a ser deixa de lado e se torna evidente a intenção de expansão do Império Romano, desta maneira a geografia passa a desenvolver-se a serviço do Estado, sendo feita atreves de mapas e relatos, tornando-se assim para a história como geografia. Dos romanos até a “idade da ciência” (séc XVIII-XIX ) a geografia tem como papel a documentação de terras e povos , algo muito descritivo e aparentemente “irrelevante” , pois nessa modalidade não fará parte dela uma critica política.
Por volta de 1754 a “Escola Alemã” tem seu inicio para alcançar o status cientifico. Porem começa-se