OS NOVOS PADROES DE MIXAGEM PROPORCIONADOS PELA TECNOLOGIA 5.1
1943 palavras
8 páginas
Centro Universitario SenacBacharelado em Audiovisual
OS NOVOS PADRÕES DE MIXAGEM PROPORCIONADOS PELA TECNOLOGIA 5.1
São Paulo - SP
Junho de 2012
Gabriel Chalita Gehlen
INTRODUÇÃO
“O som surround começou como uma maneira de tornar a experiência da plateia mais imersiva. Desde seus primórdios, o cinema procura desenvolver a tecnologia de som surround”1 Surround, é a capacidade de expansão da imagem sonora a três dimensões. Claro que em sistemas estéreo a noção de um ambiente 3D é criada com efeitos de espacialidade e equilíbrio dinâmico. Porém a eficácia de um sistema com 4 ou mais canais foi comprovada inúmeras vezes pela industria sendo um padrão para a reprodução cinematográfica nos dias atuais.
Em 1940 foi criado o primeiro sistema Surround com 5 canais, o Fantasound.
Utilizava basicamente três canais frontais (central, direito e esquerdo) e contava com dois canais para efeitos (direito e esquerdo traseiros), que eram gravados em uma película a parte e adicionados nos momentos necessários. O sistema nunca fez sucesso em função de seu custo elevado, oitenta e cinco mil dólares (em 1940), porém, o posicionamento dos alto falantes já tinha atingido um modelo próximo do usado até hoje.
Em 1974 foi a primeira vez que foi usado uma canal dedicado a graves com o sistema Sensurround da Universal Estúdios em parceria com uma fabricante de altofalantes chama Cerwin-Vega, o sistema estreou com o filme Earthquake, onde o canal de graves gerava frequências extremamente baixas (10-80Hz) para simular os movimentos sísmicos. O sucesso foi tão grande que impulsionou a venda e o numero de modelos de
Subwoofers disponíveis no mercado entre os anos 70 e 80, porém, esse sistema tinha índices de distorção altíssimos, e inaceitáveis para um sistema comercial.
Quase que paralelamente, no ano de 1977 o sucesso de Star Wars III, utilizando a tecnologia Dolby Stereo inspira diversas salas de cinema a investirem no sistema de som.
Diferente do