OS NOVOS HÁBITOS DE CONSUMO DA CLASSE C, EM TERMOS DE DIREITOS O QUE ISSO QUER DIZER?
O comportamento do consumidor tornou-se interessante, principalmente, para aqueles que desejam influenciar ou mudar esse comportamento.
Segundo Saloman (2000),
O comportamento do consumidor é um campo muito novo e, a medida que se expande, é influenciado por várias perspectivas diferentes.
Novas experiências vêm acontecendo atualmente na classe C em vários campos: no lazer, turismo, e na alimentação, mudanças que revolucionam o modo como esse grupo deve ser visto, tratado e estudado. Os indivíduos não mais estão restritos aos círculos familiares e comunitários, mas são parte de um ambiente sociocultural - econômico - político globalizado, que exige participação. Não se trata apenas de dizer que uma classe, ou grupo socioeconômico, passa a ter acesso a bens até agora limitados ao grupo de maior poder aquisitivo, mas discutir e refletir sobre o estabelecimento de um novo cenário social, dos bens materiais aos bens culturais, do consumo dos meios de informações e comunicação aos meios de transportes, da indústria de conteúdos ao turismo, lazer e é claro, a educação, todos os setores da sociedade são afetados.
Os novos hábitos de consumo da classe c vêm se mostrando cada vez mais relevante, e um dos grandes hábitos dessa classe é o acesso ao cartão de crédito, instrumento de pagamento que possibilita ao portador adquirir bens e serviços mediante a um determinado limite de crédito nos estabelecimentos credenciados.
Do mesmo modo que o cartão de crédito pode trazer ao portador agilidade comodidade e segurança, também pode trazer problemas, principalmente financeiros, por conta da sua má utilização.
Segundo Campos (2010),
Os brasileiros preferem o cartão para comprarem roupas, calçados, bem duráveis para casa, material de construção e passagens.
O crédito no Brasil está cada vez mais acessível e os indivíduos estão gastando mais, com isso a inadimplência aumenta e