Os motivos que impedem o cidad o de exercer a capacidade politica ativa ou seja o direito de votar
Causas que impedem o exercício da capacidade politica ativa, o direito de votar.
1- Não tem direito ao voto, a pessoa tiver o cancelamento da naturalização por sentença transitada e julgada. Neste caso à perda dos direitos políticos. Art 15 I Da constituição Federal de 1988.
2- Não tem direito ao voto as pessoas com incapacidade civil absoluta. Neste caso a uma suspenção dos direitos políticos, pois pode haver uma recuperação da pessoa incapacitada. Art.15. II da Constituição federal de 1988.
3- Não tem direito ao voto para os que tiverem condenação criminal transitada em julgado enquanto durarem seus efeitos. Neste caso a uma suspenção dos direitos políticos, até cessarem os efeitos da condenação. Art. 15 III, da Constituição Federal de 1988. Causas que impedem o exercício da capacidade politica passiva, o direito de ser votado. A capacidade passiva não é universal como a capacidade ativa. Parra que alguém concorra a um cargo eletivo é preciso preencher alguns requisitos. Além disso, para cada cargo existe requisitos próprios. Esses requisitos são chamados de condição de elegibilidade, mas quando impedem alguém de concorrer, são chamadas de causas de inelegibilidade. Veremos agora três causas de inelegibilidade.
1- Não podem ser votados os inalistáveis, ou seja, os que não possuírem capacidade ativa ,direito de votar , os analfabetos. Art.1º I , a. da nova redação da lei da inelegibilidade .Lei complementar 64, 18 da maio de