OS MISERAVEIS
Duas éticas se confrontam na história: a ética cristã, misericordiosa, e a ética materialista, que põe na lei dos homens o destino de todos. Javert é um fiel dessa ética, e dentro dela, tenta ser o melhor homem possível. Não compreende que é essa ética que precisa ser questionada.
O personagem principal é um ex-condenado que se vê rejeitado pelo mundo depois de solto, e carrega consigo o ódio à sociedade por ela ter lhe tirado 20 anos de sua vida em razão do furto de um pedaço de pão, esse foi seu primeiro ato não ético, então um velho bispo do interior é o fator que intervém na história e a muda completamente: num inesperado ato de misericórdia, profundamente compreendido pelo ex-condenado, ele resgata a alma de Jean Valjean e a entrega nas mãos de Deus.
A ideia de que a sociedade é egoísta e cruel. Ladrões, falsários, golpistas: gente fria, ressentida e cruel que escraviza a pobre criança, saqueia cadáveres, explora as próprias filhas. Eles passarão por toda a história sendo outro dos tormentos de Valjean.
PRINCIPAIS ATOS ÉTICOS:
- Assumir a culpa por algo que ele fez, e impedir que um inocente seja condenado em seu lugar.
- Assume a responsabilidade de cuidar de uma criança órfã.
- Coloca-se no lugar de um jovem revolucionário para poupar a vida dele.
- Não mata o vilão quando tem oportunidade.
- É bom com as pessoas em seu redor.
PRINCIPAIS ATOS NÃO ÉTICOS:
- O roubo do pão (mesmo que por motivo “justo”)
- A perseguição do vilão.
- A tentativa de comprar a criança, entre outros.