Os minerais e os elementos químicos
Trabalho
De
Química
Maceió, 27 de Setembro, 2013
Escola Estadual Teotônio Vilela Brandão
Os minerais e os elementos químicos
Disciplina de Química
Aluna : Cecília Alves
Número: 07
Turma: 1 Ano “D”
Professora: João de Castro Neri
Maceió, 27 de setembro 2013
OS MINERAIS
Se considerarmos as rochas como documentos onde ficaram escritas” determinadas fases da evolução do nosso planeta, desde a sua origem, há cerca de 4 460 milhões de anos, até aos nossos dias, podemos aceitar que os minerais são letras de uma linguagem particular que permite a leitura dessas rochas com vista ao conhecimento da referida evolução, à semelhança do que faz o historiador, ao decifrar escritas antigas em velhos pergaminhos, ou do que faz o músico, ao trautear os caracteres de uma partitura.
Decifrar a história da Terra passa, pois, por saber ler nas rochas através dos seus minerais e de outros elementos nelas conservados, como são, por exemplo, os fósseis. Por outro lado, estudar as rochas amplia a nossa visão sobre o mundo dos minerais, constituintes essenciais a todas elas, quaisquer que sejam as suas natureza e origem.
São mais de 3 500 as espécies de minerais conhecidas. Algumas, não muitas, entram na constituição das rochas e outras se concentram em corpos geológicos particulares e têm elevado interesse como matérias-primas essenciais à sociedade.
Entende-se por espécie mineral um corpo natural, cristalino, de composição química variável, dentro de limites bem estabelecidos, e caracterizado por uma disposição regular dos seus átomos segundo padrões ou redes tridimensionais próprias de cada espécie. Tal empilhamento consiste numa repetição de um dado motivo em três direções do espaço e, daí, o falar-se de estrutura