Os metais
Os metais são extraídos da natureza, geralmente de formações rochosas. No Brasil são produzidos, principalmente ferro (Fe) e alumínio (Al). O Fe é encontrado no minério de ferro (Fe2O3), sendo que 60% da produção nacional provem do quadrilátero ferrífero (MG), onde também encontramos manganês e ouro. O Al, cujo mineral é a bauxita (principalmente Al2O3), é extraído de jazidas no Pará e em Minas Gerais.
Os métodos de extração muitas vezes provocam desequilíbrio ambiental como no caso do garimpo do ouro na Amazônia, cujo procedimento adotado fazia uso de mercúrio que contaminou diversos rios da região. A extração de ferro demanda grande quantidade de água, e posteriormente retorna aos rios tornando-se barrentas, o que afeta a produção de alimentos para os animais marinhos em geral devido à baixa luminosidade.Medidas já foram tomadas no caso do ouro, mas ainda há rios contaminados. Quanto ao ferro a principal empresa do Brasil, Vale®, reutiliza cerca de 80% da água, e promove ações de reflorestamento em locais desmatados pela atividade mineradora.
O que nos atrai nos metais são, principalmente, algumas de suas propriedades, por exemplo,
-o fato de uma latinha de alumínio de refrigerante resfriar mais rápido que uma garrafinha do mesmo refrigerante. As latas conduzem melhor o calor, ou seja, a retirada de calor da latinha faz com que o refrigerante fique gelado mais rápido. Da mesma forma as panelas (de alumínio, ferro...) deixa o calor da chama do fogão passar mais facilmente em comparação com uma de feita de barro ou de vidro.
- a energia que nos postes de eletricidade chega a nossas casas porque nos fio de cobre (Cu), é possível à passagem de corrente elétrica, que não ocorre na madeira, nos interruptores (feitos de plástico).
- um processo muito conhecido é a formação de ferrugem, (oxidação). Esse mesmo processo não ocorre exclusivamente com o ferro, mas com qualquer metal que entre em contato com a umidade e o oxigênio do ar. Um modo