Os meios físicos e problemas dos sinais.
Quando um sinal elétrico trafega num condutor gera ao redor deste um campo elétrico. Crosstalk é a medida da interferência em um par pelo sinal que está trafegando num par adjacente dentro do mesmo cabo. A norma TIA/EIA 568-A prevê os seguintes testes:
•Next: Avaliação par-a-par onde se mede todas as combinações de pares em um cabo, em cabos de 4 pares são executadas 6 combinações (ex.: par1 com par2, par1 com par3, par1 com par4 e etc.) o pior valor corresponde ao valor do cabo.
• Power Sum Next: No método Power Sum ("somatória de potências" ) a medição é feita como se todos os pares estivessem em funcionamento ao mesmo tempo, portanto mede-se qual o ruído provocado em um par injetando sinal em todos os outros, esta medição é mais fidedigna e está prevista na norma TIA/EIA 568-A para aplicações em cabos de 25 pares. (Este método esta sendo estudado pela TIA/EIA para ser incorporado em cabos de 4 pares).
O Ruído Impulsivo é causado por fontes externas. Para se evitar este tipo de ruído o projetista tem que prover a EMC ou seja a compatibilidade eletromagnética para isso é necessário avaliar as possíveis fontes externas de interferências eletromagnéticas tais como motores, sistemas de distribuição de energia, lâmpadas fluorescentes e etc. e desenhar o encaminhamento dos cabos a uma distância que tornem os cabos imunes, outra