Os marmas
Página 1…………………………………………………………………..………Índice
Página 2….………………………………………………………………….Introdução
Página 3………………………………………………………....O que são os marma
Página 4 a 6……………………………………………...….Localização dos marma
Página 7 a 9………………………………….….Alguns pontos marma importantes
Página 9…………………………………………………..Origem dos pontos marma
Página 9 a 12……………..…………………………..Utilização dos pontos marma
Página 13…………………………………………………………………....Conclusão
INTRODUÇÃO
Como trabalho final para o curso de Massagem Ayurvédica Tradicional foi-nos pedido que escolhêssemos um tema dentro da Ayurvédica para desenvolver.
Existem muitos temas que podem e merecem ser desenvolvidos, mas como massagista que sou, achei que para mim fazia mais sentido desenvolver o tema dos marmas, visto que o conhecimento dos mesmos pode ser aplicado durante a massagem de uma forma mais direta.
Depois de começar a pesquisar um pouco comecei a perceber que a massagem dos marmas é um tema muito complexo, em que para ser aplicada a 100 %, deve ter-se um bom conhecimento da medicina ayurvédica ou pelo menos perceber como funcionam os doshas e seus desequilíbrios, os nadis (canais que percorrem o corpo semelhantes aos meridianos utilizados na Medicina Tradicional Chinesa) e a forma como o prana pode ser movimentado e “manipulado”.
Pareceu-me portanto que seria um trabalho impossível de fazer dentro do tempo que tinha. Tentei por isso abordar os marmas de uma forma mais simples apenas para poder ficar com uma noção geral do que são os marmas e de quão importantes se podem tornar se aprendermos a utiliza-los.
DESENVOLVIMENTO
Os marmas são regiões ou pontos na superfície do corpo, utilizados na ayurvédica, que funcionam como “botões” terapêuticos. Nestes pontos ocorrem grande concentração de prana (energia vital).
Os marmas podem ser definidos como o encontro anatómico de músculos, veias, artérias, tendões, ossos e articulações.
Os marmas estão