Os Mais
1133 palavras
5 páginas
CONSTRUINDO UM IMPÉRIO: OS MAIAS• Época
A Guatemala é berço da civilização maia, que teve seu período áureo entre os anos 200 e 800 D.C. Mesmo assim, algumas construções maias, de até 3 mil anos, ainda se encontram preservadas na Região. As mais reconhecíveis e facinantes obras realizadas pelos maias são as fantásticas pirâmides escalonadas
• CONSTRUÇÃO CIVIL DOS MAIAS
As grandes construções chamam a atenção pela engenharia inexplicável, já que para tais construções imaginamos atualmente que precisariam de tecnologias avançadas. Mas na época os maias não contavam com ferramentas de metal, polias e veículos com rodas, o que leva a crer que usavam uma grande quantidade de pessoas para as construções. As grandes estruturas religiosas eram erguidas com pedras calcárias e argamassa feita de calcário queimado e moído, semelhante ao atual cimento.
Construída sem muito planejamento, devido à topografia particular dos terrenos as construções se integravam às características naturais. Algumas cidades construídas em pedras calcárias converteram-se em grandes municipalidades, enquanto outras construídas nas margens do rio Usamacinta, utilizaram os declives e montes para elevarem suas torres e templos.
Em casas comuns, os materiais mais usados eram as estruturas de madeira, adobe (tipo de tijolos de terra crua, água e palha e algumas vezes outras fibras naturais, moldados em fôrmas por processo artesanal) nas paredes e cobertura de palha.
A maioria dos edifícios foi construída sobre plataformas aterradas, cuja altura variava de menos de um metro, no caso de terraços e estruturas menores, até quarenta e cinco metros, no caso de grandes templos e pirâmides. Os templos religiosos mais importantes se encontravam em cima das pirâmides que são uma série de plataformas divididas por íngremes escadarias que dão acesso ao cume, onde havia pequenas câmaras, com uma crista sobre o teto ou um grande muro.
Seus templos eram construídos para proteção dos reis durante batalhas