Os mais - perguntas e respostas
1 – O título do romance, Os Maias, é uma alusão à família que ocupa o lugar central na narrativa, este título deve-se também ao acontecimento da intriga principal, a relação impura de Carlos e Maria Eduarda, ser uma consequência dos reveses dos membros da família Maia.
O subtítulo, Episódios da Vida Romântica, corresponde à denominada crónica de costumes, estes episódios, descritos ao longo da obra, têm como objetivo central fazer um retrato da sociedade portuguesa na segunda metade do século XIX, de modo a denunciar e criticar os seus comportamentos e vícios, retrato este que, curiosamente, continua bastante atual face ao que estamos perante no nosso século XXI.
2- Eça de Queirós tenta mostrar e criticar, com a ironia ao longo da obra e através da sua veia satírica, determinados aspetos onde, como a história tem vindo a demonstrar, os portugueses evidenciam uma mentalidade desprezível, os seus costumes e vícios, bem como uma espécie de “parasitismo” na sociedade portuguesa.
3- Eça de Queirós utiliza quase que um desfile de personagens, as personagens-tipo, como o caso de Dâmaso Salcede, Tomás de Alencar, Conde e Condessa de Gouvarinho, Neves, Palma Cavalão, Jacob e Raquel Cohen, etc., pois estas representam grupos, classes sociais ou mentalidades de forma a mostrar aos leitores o estado de imensa corrupção, decadência e parasitismo da sociedade portuguesa, assim como, os seus costumes e vícios.
4- Carlos da Maia teve uma educação de acordo com o método inglês, cujos objetivos eram que, a na altura criança, obtivesse conhecimentos sobre coisas práticas, de modo a levá-lo a