Os Maias
Introdução
Com este trabalho pretendo descrever um capitulo do livro “Os Maias” , caracterizar as suas personagens, introduzir uma critica e uma comparação entre a actualidade e o tempo em que a acção se passa. Dando a conhecer um pouco de Eça de Queirós.
Resumo
O seguinte capitulo tem o decorrer da acção no hipódromo, onde se realizavam as corridas de cavalos. É um episódio importante e crítico, onde podemos ter uma retirar informação e conhecer a sociedade rica como a nobreza daquela altura que adoravam imitar todos os costumes dos estrangeiros, querendo armarem se em chiques, foi por essa razão que as corridas de cavalos foram importadas e tornadas um costume.
Na porta de entrada para o hipódromo existe uma enorme confusão porem lá dentro o ambiente parecia de festa. No fim da primeira corrida ouve logo confusão, porque um dos jóqueis que perdeu começou a supor que quem tinha ganho tinha feito batota e começou uma luta.
Durante as seguintes corridas Carlos encontrou no hipódromo a Sra. Gouvarinho que ia a caminho de uma visita ao porto, esta convidou-o para irem de viajem até Santarém passarem a noite juntos em um hotel, e na manha seguinte cada um seguia o seu caminho.
Quando chegou a altura de apostar, todos queria apostar no minhoto e queriam claramente que este ganhasse, mas Carlos aposta em Valdemiro, e para surpresa de todos Carlos ganhou 12 libras.
Carlos contentíssimo, quando Dâmaso, vem avisado que Castro gomes tinha deixado a mulher por três meses para ir a para o Brasil.
Quando se reencontra com Gouvarinho , Carlos discute com ela por causa da proposta mas acaba por ceder. Entretanto ao descobrir que a mulher de Castro Gomes vivia no prédio de curges, não conseguia deixar de pensar nela.
Crítica
Podemos ver como a