OS MAIAS de Eça de Queirós
- Complementaridade (é a ajuda que as ciências sociais dão umas às outras na análise/estudo dos fenómenos sociais. Complementam-se umas às outras porque têm perspectivas diferentes de analisar o mesmo fenómeno).
- Interdisciplinaridade (significa que as ciências sociais se relacionam umas e também com as ciências exactas, mat e estatística, para a explicação dos fenómenos sociais).
- Multiplicidade (é a característica que as ciências sociais têm de se multiplicarem na explicação dos fenómenos sociais).
Características dos Fenómenos Sócias:
- Unicidade (cada fenómeno social é único mas é constituído por um conjunto de vários elementos que estão relacionadas e não podem ser separados).
- Complexidade (significa que o fenómeno é constituído por um conjunto de vários elementos que estão relacionadas e não podem ser separadas).
- Totalidade (o fenómeno é total e não a soma das partes).
- Indivisibilidade (o fenómeno social não se divide em partes, no entanto para facilitar a sua análise pelas várias ciências sociais, parece que ele se reparte).
- Pluridimensional (os fenómenos sociais são sempre constituídos por várias dimensões). - Relativismo (os fenómenos sociais são sempre estudados e analisados tendo em atenção a variável tempo e espaço).
Problema económico- Consiste numa racionalização dos bens limitados/ escassos para satisfazer necessidades ilimitadas.
Racionalidade Económica- Consiste na gestão eficaz dos recursos de modo a obter-se o máximo benefício. Os bens têm várias aplicações e estas devem ser racionais, devendo obter-se a máxima satisfação.
Custo de Oportunidade- è o custo/ valor da alternativa que foi sacrificada depois de ser ter feito uma escolha/ ter obtido um bem ou um benefício.
Actividade Económica:
Produção- é uma actividade económica que cria os bens e os serviços, que posteriormente vão satisfazer as necessidades do Homem.
Consumo
Distribuição- É o elo de ligação entre a