Os Lusiadas
Corpos iluminados – são corpos que não têm luz própria ou seja não emitem luz como por exemplo a madeira, a lua, o cimento, etc.
Corpos transparentes – são corpos que se deixam atravessar facilmente pela luz Ex: vidro de uma janela
Corpos opacos – são corpos que não se deixam atravessar pela luz Ex: parede, ferro, madeira
Corpos translúcidos – são corpos que só se deixam atravessar parcialmente pela luz. Ex: vidro fumada
Contributo da luz por:
Isaac Newton – considerava que a luz era constituída por corpúsculo e que se propagava em linha reta. Além disso dedicou-se ao estudo da refracção e reflexão.
Thomas Young – experiencia relevantes para o estudo das interferências luminosas, sendo um defensor da teoria ondulatória da luz.
Christiaan Huygens – descobriu os anéis de saturno, considerava que a luz consiste no movimento de uma certa matéria, ideias opostas a Isaac Newton.
James Maxwell – provou que a velocidade de uma onda electromagnética é tão rápida como a luz, 300 000 km/h.
Max Planck – em 1990, Max Planck, físico Alemão, descobriu que átomos ou moléculas absorviam ou emitiam energias opacas em quantidades discretas, ou seja, sem parcelas pequenas e muito bem definidas. Definiu o conceito de QUANTUM como sendo a quantidade de energia que pode ser emitida ou absorvida na forma de radiação electromagnética.
Espectro electromagnético – é o intervalo completo de todas as possíveis frequências da radiação electromagnética
Efeito Fotoeléctrico – O efeito fotoeléctrico consiste na emissão de electrões por um metal, quando sobre este se faz incidir radiação electromagnética de frequência alta.
Aplicações do efeito fotoeléctrico – Actualmente, o efeito fotoeléctrico é utilizado em muitas situações como por