Os Lus Adas
Objetivo
Contexto histórico de Camões
Tema da obra “Os Lusíadas”
Divisões da obra
Resumo dos cantos
Referência
Objetivo – Pesquisar o contexto histórico de Camões épico, explicar como é formada a obra Os Lusíadas e ilustrar as partes e os cantos com trechos e imagens. Localizar e explicar as informações da obra.
Contexto histórico de Camões
A pesquisa sobre a vida de Luíz Vaz de Camões permanece repleta de incertezas uma vez que não há arquivos ou matérias sustentáveis para argumentos enunciados, o que se reduz a poucos fatos e muitas incertezas, isso o torna quase como uma lenda.
Segundo hipóteses, Camões nasceu em 1524 ou 1525, era de uma família mediana. Quando jovem foi pra Coimbra, ali fez seus estudos na Universidade de Coimbra (ou Colégio das Artes), também frequentou a corte de d. João III. Em 1547, partiu para Ceuta e numa disputa com os mouros perdeu o olho direito. De volta a Portugal, envolveu-se em duelos e outras rixas, o que lhe custou um ano de prisão. Em 1553, participou de expedições militares na Índia, depois em Macau e quando se dirigia a Goa, naufragou nas costas do Camboja. Conta-se que se salvou, nadando apenas com um braço e erguendo o outro acima das ondas para salvar o manuscrito de Os lusíadas, um poema épico, publicado em 1572 que a narra a história de Portugal, das suas origens à época em que viveu o poeta, como estava na época antropocêntrica do Renascimento está baseado em conquistas do homem português e renascentista. "Os Lusíadas" é considerado a obra mais importante da língua portuguesa.
Tema de “Os Lusíadas” Seu assunto principal foi o descobrimento do caminho marítimo para a Índia feito por Vasco da Gama (isso serve como pretexto para Camões relatar a história de Portugal). Sendo o maior navegador, mais que um herói individual, mas um porta-voz e símbolo de toda nacionalidade portuguesa. Ultrapassou vários reinos como os da Ásia, África e América. Essas viagens eram muito perigosas,