Os judeus vivam desde a antiguidade na palestina
A ONU então cria Israel dividindo o território em dois estados.
Contudo, os regimes árabes não aceitaram a criação de um novo Estado, assim atacaram-no tentando impedir sua implantação.
Israel venceu a guerra e ainda apropriando-se de uma terra que vai além do que havia sido delimitado pela ONU.
O Egito e a Jordânia tomou parte do território, pois Israel não se apropriou de todo o território palestino e assim com a extinção de seu Estado, a palestina se refugiou por vários países da região.
Até hoje essa questão ainda não foi resolvido e os palestinos lutam pela criação de seu Estado.
Em 1964, foi fundada a Organização para a Libertação da Palestina(OLP). Embora começarem com atuação moderada e controlada pelos países árabes, quando o grupo Fatah uniu-se na organização, a OLP passou a cometer diversos atentados terrorista com intenção de acabar com o Estado de Israel.
Contudo, a Guerra dos Seis Dias (1967) foi o conflito Bélico que mais acarretou transformações territoriais na região. Israel ampliou significativamente seu território após vencê-los numa guerra que durou menos de sete dias o que intensificou ainda mais a tensão entre a região.
Em 1973, a Guerra do Yom Kipur eclodiu por parte dos países árabes terem sidos derrotados e perdidos grandes territórios. O estado de Israel venceu novamente. Anuar Sadat, o novo presidente do Egito buscou aproximação com os Estados Unidos por contas de confrontos anteriores perdidos e um acordo com Israel.
O