Os Instrumentos Náuticos utilizados na Expansão Portuguesa
8ºAno
Os Instrumentos Náuticos utilizados na
Expansão Portuguesa
Durante o século XV, na época dos descobrimentos durante as suas viagens marítimas, os Portugueses usaram diversos instrumentos náuticos, que os auxiliavam na orientação em alto mar. Também foi neste século que a Ciência Náutica evoluiu, muito rapidamente, devido á necessidade de superar os novos desafios que encontravam no mar. Foi aí que surgiram a Caravela e a Nau, duas novas embarcações mais resistentes e maiores que as usadas antigamente. Nos descobrimentos, os portugueses utilizavam a navegação astronómica, um tipo de navegação em que o navegante se orienta pela observação dos astros. Instrumentos como a bússola, o quadrante, o astrolábio e a balestilha, eram usados neste tipo de navegação; as suas definições e funções estão escritas abaixo:
Bússola: é um instrumento de navegação constituído por uma caixa de madeira ou metal que contem uma agulha magnetizada fixada na horizontal e suspensa pelo seu centro de gravidade que aponta o norte magnético, podendo assim indicar ao navegante onde fica o norte.
Quadrante: era um instrumento com a forma de um quarto de círculo graduado de 0º a 90º e um fio no centro, tinha duas pínulas com um orifício por onde o navegante fazia pontaria á estrela polar permitindo-lhe determinar a distância entre o ponto de partida e o lugar onde a embarcação se encontrava, cujo o cálculo se baseava na altura da estrela.
Astrolábio: é um instrumento antigo, utilizado para medir a altura dos astros acima do horizonte e para determinar a posição destes no céu, era formado por um disco de latão ou metal, graduado na borda, um anel de suspensão e um ponteiro.
Balestilha: é um instrumento que se acha que poderá ter sido inventado pelos portugueses, é extremamente simples, constituído apenas por uma vara de madeira com 80 centímetros de comprimento. Era