Os Indios Pataxós
Desde o início do ano os índios da etnia Pataxó, do Sul da Bahia, vêm realizando invasões em fazendas da região.
Segundo a Polícia Federal, 64 fazendas foram invadidas neste ano. Semana passada, ainda interditaram a rodovia BR -101 causando 10 quilômetros de congestionamento.
Os índios reivindicam a posse de 54,1 hectares de terras que abrange os municípios de Pau Brasil, Itaju do Colônia e Camacan. A área seria integrante da Reserva Caramuru- Paraguaçu, demarcada em 1936, mas o Governo Baiano concedeu títulos de posse na região para fazendeiros.
Para tentar resolver o problema a (FUNAI) propôs uma ação no Supremo Tribunal Federal, em, 1982, pedindo a anulação de 400 títulos pelo governo baiano.
A ação chegou a ter o julgamento agendado para 20 de outubro deste ano, mas o governo do Estado pediu para que o tema fosse retirado da pauta pelo risco de "grave comoção pública e eventual desordem social" que a decisão poderia acarretar. Segundo as lideranças indígenas, os pataxós não pretendem deixar as fazendas ocupadas - de acordo com eles, os terrenos serão transformados em aldeias. Os fazendeiros reclamam de prejuízos diversos. De acordo com eles, a pecuária e a produção de cacau, principais atividades rurais da região, correm risco por causa das ocupações. Jornal O estado de São Paulo de 18 de abril de 2012.
Conclusão: Eu acho que os índios têm todo o direito à terra que lhes pertence e que o Governo deveria julgar este problema rapidamente e devolver as Terras que são deles. Se o Governo levasse a sério o problema dos índios eles não precisariam viver este problema ainda mais com tanta violência.