Os indios em sergipe
A História do índio de Sergipe é limitada pois existem poucas fontes sobre esse tema.Para compreensão do mesmo é de grande importância as pesquisas de Beatriz Goes Dantas.A mesma se preocupou com os estudos sobre cultura ,os costumes da população sergipana ,dados e vestígios do passado para melhorar o entendimento sobre a história de Sergipe.
Beatriz levanta pontos importantes sobre os povos indígenas que habitavam no território sergipano assim como a diversidade dos povos ,línguas faladas em um mesmo território e a extinção das mesmas .Em relação ao território de cada tribo apresenta-se da seguinte forma:dominavam a faixa do litoral sergipano os Tupinambá, ao Sul estavam os Kiriri e ao Norte de Sergipe ficavam os Boimé, Kaxagó, Katu, Xocó e Romari.
São diferentes entre as tribos as relações sociais e de trabalho, elas variam de acordo com seus costumes, por exemplo: os Tupinambá vivem em Malocas e cada é representada por um chefe ,o território da tribo era de uso comum ,as roças cultivadas e os instrumentos pertenciam as famílias .O trabalho era dividido a partir do sexo ,cabia as mulheres o plantio,colheita,preparo dos alimentos,fabricação de redes ,cerâmicas e outros.Ficavam com os homens a parte de preparação do solo ,caçar,pescar, cortar lenha ,fabricar canoas instrumentos de guerra e etc.
Era através do casamento que constitui o elo social mantendo as alianças ,porém podia ser desfeito e dependendo o prestígio do homem perante aos homens ele poderia ter várias esposas mas para casar-se deveria matar pelos menos um individuo em guerra sendo esse o seu rito de passagem para a vida adulta.
Os índios começaram a ser extintos quando os missionários e colonos começaram a escravisá-los e tomar suas terras. Passaram a viver em aldeamento sob tutela dos missionários e com isso perdendo suas características.Em Sergipe o Presidente da província José Antônio da Silva pedi a extinção da Diretoria Geral dos Índios em Sergipe