Os Impérios de Mali e Songai
O reino de Mali foi um império que ficava localizado ao noroeste da África, perto do rio Níger, e que teve o seu domínio durante os séculos XIII e XIV. Este império foi considerado o segundo mais extenso de três impérios que habituaram a região, claro incluindo o de Gana e o do Songhai. O reino encontrava-se estrategicamente colocado junto de minas de ouro e de campos férteis para a agricultura, ate por que ainda permanecia sob o domínio do império de Gana.
Em 1706 por causa de um governo de berberes e dos muçulmanos, o império de Gana veio a desaparecer, e com isso sendo conquistado pelo rei de Mali, Súdita Keita passando a ser considerado o maior de todos os impérios mediáveis africanos. Durante o governo de Mansa Mussa no inicio do século XIV, o mesmo foi o responsável por converter todo o império para o islamismo devido a sua peregrinação a Meca, no qual esteve acompanhado de cerca de 15 mil homens. E com essa viagem ele trouxe para o império vários mercadores e sábios, para ter uma função de ajudar a divulgar a religião islâmica. No seu retorno ao império, Mansa Mussa determinou a construção de varias escolas islâmicas na capital e dessa forma ficou conhecida por ser um grande centro comercial e um grande centro de estudos religiosos.
E falando um pouco de comercio, o império controlava as principais rotas transarianas da costa sul ao norte, comercializando os principais produtos: ouro, sal, peixe, cobre, couro de animais, noz de cola e cavalos.
O Império de Songai
O império também chamado de Songhai foi o ultimo grande estado pré-colonial africano de grande civilização ocidental do Sudão. No inicio do século XV até o final do século XVI, Songai foi um dos maiores impérios africanos e a sua economia se destacava na exploração de minas de sal e ouro, perfuração de poços, agricultura, pesca e pecuária. Por obter uma localização geográfica bem favorável, a região era totalmente privilegiada para o comercio transariano.
A