Os impostos e a preservação do patrimônio público
TÍTULO: Educação Fiscal e o despertar para cidadania
GESTOR DO PROJETO:
Helen Cristina Liberatori
1. APRESENTAÇÃO
A partir da educação fiscal, tem-se a intenção de despertar nos alunos uma consciência cidadã, política e participativa, além de levá-los a refletir sobre a necessidade do cuidado e da preservação dos bens públicos.
2. OBJETIVO
Apresentar aos alunos os diversos tipos de tributos pagos e a sua finalidade. Além disso, enfatizar a importância de se preservar o patrimônio público. Paralelo a esse trabalho, tem-se a intenção de mostrar a relação entre Estado e sociedade e motivá-los a acompanhar a aplicação dos recursos públicos e, dentro das possibilidades, participarem com sugestão e fiscalização, inclusive dentro da própria escola.
3. PÚBLICO ALVO
Alunos da Rede Municipal, Rede Estadual e Particular do Ensino Fundamental Ciclo II.
4. METODOLOGIA
Dividir a sala em grupos de quatro alunos, onde cada um irá discutir aspectos diversos sobre os impostos e a sua aplicabilidade na vida cotidiana; ou seja, analisar os impostos desde a sua forma de arrecadação até o uso do dinheiro público. Além disso, serão sorteados quatro grupos para explanar sobre o sistema tributário e outros quatro para apresentar como devemos conservar o patrimônio público, e consequentemente divulgar o valor dos produtos, especificando o valor da carga tributária nele inserido. Após esse direcionamento, os alunos deverão fazer uma apresentação com o recurso multimídia utilizando o projetor. A turma terá como referencia os conteúdos do curso de educação fiscal, além do material didático fornecido pela Secretaria de Fazenda.
5. AVALIAÇÃO
A avaliação se dará de forma processual, sendo levado em consideração o envolvimento e participação dos alunos durante as atividades propostas, visto que esta faixa etária já possui discernimento e formas de questionar a situação da carga tributária e os cuidados com o patrimônio