Os Impactos da Redução da Taxa Selic em um Plano de Previdência Aberta
CIÊNCIAS ECONÔMICAS
OS IMPACTOS DA REDUÇÃO DA TAXA SELIC EM UM PLANO DE PREVIDÊNCIA ABERTA
SÃO PAULO
2013
Trabalho de conclusão apresentado ao curso de Ciências Econômicas da Universidade Nove de Julho de São Paulo como parte dos requisitos para a obtenção do título de Bacharel em Ciências Econômicas.
Orientador: Prof. Roberto Bassi
SÃO PAULO
2013
Dedico este trabalho aos nossos pais, aos amigos que nos apoiaram e nos ensinaram sempre que necessário e aos nossos professores que contribuíram para o nosso crescimento pessoal e profissional, em especial a Prof. Roberto Bassi pela ajuda e colaboração dada a este trabalho.
Agradecemos em primeiro lugar a Deus, pois sem Ele, nada disso seria possível; a nossa família, em especial a nossos pais Roseli e Carlos, e Cida e Paulo, que estiveram conosco em toda a jornada; aos nossos amigos, aos professores; e aos colegas de trabalho, os quais nos ensinaram na prática teorias aprendidas na faculdade.
“Se não for hoje, um dia será. Algumas coisas, por mais impossíveis e malucas que pareçam, a gente sabe, bem no fundo, que foram feitas pra um dia dar certo.”
Caio Fernando de Abreu.
Resumo
O trabalho a ser apresentado terá por objetivo demonstrar os principais impactos que a redução da Taxa Selic impacta no ambiente da Previdência Complementar Aberta. Para tanto, será feita uma abordagem inicial da Previdência Complementar no Brasil, como foco nas Entidades Abertas, seguida de um estudo sobre os possíveis impactos da redução da taxa Selic. Durante todo o projeto, serão realizadas pesquisas bibliográficas e utilização de aplicativos. Pesquisas em sites de estudos também auxiliarão no projeto, além de informações