Os impactos da polui o causada pelos barcos
Um assunto ainda não muito estudado e discutido é a poluição causada pelos barcos. O crescimento considerável do número de embarcações envolvidas no transporte fluvial (carga e passageiros), calculado em mais de 50.000, e o aumento da potência usada nos motores de propulsão das embarcações para que alcancem maiores velocidades fazem com que a contribuição do modal fluvial para a poluição das águas e para o efeito estufa esteja aumentando, daí a necessidade de novos esforços para reduzir isso.
A quantidade de SOx e PM depende principalmente do teor de enxofre no combustível residual, comumente conhecido como combustível bunker. O uso de combustível destilado (basicamente diesel), no lugar do residual, contribuirá para redução desses gases (contribuirá também para a redução dos NOx). O uso de tecnologias para limpeza dos gases de descarga, por exemplo, a lavagem dos gases com água do mar (scrubber), é capaz de reduzir o SOx em até 99%, o NOx em 5% e o PM em 80%. Obviamente, no caso do uso de lavagem de gases com água do mar, haverá necessidade de prescrever critérios para descarga dessa água a fim de não provocar poluição do mar.
Os barcos emitem um volume de poluentes particulados equivalente à metade da poluição emitida pela frota de veículos de todo o mundo. A conclusão é de estudo inédito feito por cientistas da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos. O estudo é o primeiro a calcular a poluição emitida pela frota fluvial em termos globais a partir de medições diretas das emissões de particulados em barcos em operação real.
Pesquisadores estimam que os barcos emitem cerca de 550 toneladas de poluição particulada globalmente a cada ano. Como mais de 70% do tráfego fluvial ocorre dentro da linha costeira de 125 milhas, esta é uma fonte significativa de preocupação em relação à saúde das populações costeiras.
Os barcos comerciais emitem poluição tanto na forma de particulados quanto na forma do mais conhecido