Os grandes problemas do desenvolvimento urbano
•Um dos problemas do desenvolvimento urbano é o descarte do lixo, pois não temos o suporte necessário para eliminar essa demanda de resíduos, que, em cidades maiores e mais desenvolvidas o numero de descarte de lixo é estrondoso, como por exemplo: Uma cidade que tem mais de 260 mil habitantes, sendo produzido por um adulto cerca de 500g por dia de lixo, gera em media 130 toneladas por dia de resíduos. Pensando então no total de população mundial esse numero de lixo chega a ser preocupante pelo fato da dificuldade com o descarte.
Por volta do século XVIII antes da primeira revolução industrial, onde as cidades eram subdesenvolvidas e o percentual populacional era restrito, os lixos eram basicamente compostos de matéria orgânica, sendo assim fácil de ser reutilizado (adubo natural, lavagem para porcos) ou descartado.
•Outro problema do desenvolvimento desenfreado é a poluição, algumas delas são:
×Sonora= Ruídos de trânsito constante. Maquinas funcionando a todo vapor.
Consequência: Surdez, dores auditivas, estresse.
×Ar= grande consumo da população necessitando de grandes usinas de produção. Grande demanda de carros.
Consequências: Problemas respiratórios, graves alergias.
×Visual= Aglomerados, outdoors, superlotação de pessoas em determinado local.
Consequências: distração para motoristas, estresse, desconforto visual.
×Poluição da água= descarte de lixos indevidos em rios, lagos entre outros, descarte de lixos também no solo, pois a chuva acaba levando esses lixos para os rios, derramamento de petróleo/impurezas no mar.
Consequências: alteração química da água potável causando doenças como diarreia, hepatite, febre tifoide. Morte de vidas marinhas, podendo até, causar extinção de algumas. Insetos, mosquitos, bichos transmissores de doenças.
•Outro fator que acaba influenciando outros é a desigualdade social, o grande desenvolvimento acaba gerando precarização de algumas regiões, causando problemas sociais como por