Os futuros historiadores
Fernando Cesar Gouveia – PIBID/História/UEL2
O presente artigo áti da reflexão sobre uma prática realizada no ensino de história através da participação dos alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID da Universidade Estadual de Londrina – UEL, na orientação dos alunos da rede estadual de ensino da cidade de Londrina que participaram da Sexta Olímpiada Nacional em História do Brasil, promovida pela UNICAMP.
A Olimpíada Nacional em História do Brasil – ONHB começou em 2009, elaborada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A Olimpíada tem um formato original. É realizada por equipes compostas por 4 pessoas: 3 estudantes (oitavo e nonos anos do ensino fundamental e qualquer ano do ensino médio) e o professor de história do colégio. As cinco fases online duram uma semana cada uma, e as respostas são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe e a pesquisa em livros, internet e com os professores. A 6ª Olimpíada Nacional em História do Brasil traz o desafio de estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos, imagens e mapas, ao longo de questões de múltipla escolha e da realização de tarefas muito especiais.
O PIBID é um programa do Ministério da Educação que foi criado com a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura plena, das instituições municipais públicas e comunitárias, sem fins econômicos, de educação superior. Tem como um dos objetivos elevar a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições de educação superior, promovendo a integração entre educação superior e educação básica por meio da inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação básica.
O programa visa também proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas,