Os fundamentos geográficos, biológicos e geológicos de teoria da tectônica global!
Ge: Terra
Logos: pensamento, ciência, palavra, estudo
Alguns Conceitos de Geologia
Geologia, como ciência, procura decifrar a história geral da terra, desde o momento em que se formaram as rochas até o presente; é a ciência que estuda a terra, desde sua formação, constituição, assim como as alterações endógenas e exógenas que a modelam.
Objetivo
Identificar e classificar os minerais e os principais tipos de rochas que compõem a crosta terrestre, observando e analisando sua distribuição espacial mediante a leitura e interpretação de mapas geológicos.
Teoria da DERIVA CONTINENTAL.
Sabe-se hoje em dia que os continentes se movem.
PANGEA – um único continente.
Ao estudar o fundo do Oceano Atlântico , descobriu-se uma enorme cadeia de montanhas submarinas, formada pela saída de magma do manto. Este material entra em contato com a água, solidifica-se e dá origem a um novo fundo submarino, a medida que os continentes africano e sul americano se afastam. Este fenômeno é conhecido como EXPANSÃO DO FUNDO OCEÂNICO.
• Com a continuidade dos estudos, as teorias da Deriva Continental e da Expansão do Fundo Oceânico foram agrupadas em uma nova teoria, chamada TECTÔNICA DE PLACAS:
• imagine os continentes sendo carregados sobre a crosta oceânica, como se fossem objetos em uma esteira rolante. É como se a superfície da Terra fosse dividida em placas que se movimentam em diversas direções, podendo chocar-se umas com as outras. Quando as placas se chocam, as rochas de suas bordas enrugam-se e rompem-se originando terremotos, dobramentos e falhamentos.
PLACAS TECTÔNICAS
TECTÔNIA (do grego tekton), significa “construtor” A crosta terrestre não é contínua, mas dividida em vários blocos chamados de Placas Tectônicas
Falhas profundas dividem a litosfera em pedaços que são chamados Placas Tectônicas Acredita-se que as Placas Tectônicas se movimentam em função das correntes de convecção do manto.
Total de 12 placas Tectônicas
A causa da