Os fundamentos da gestão ambiental
A aplicação dos conceitos da sustentabilidade na gestão ambiental se concebe a partir de um conjunto de praticas e teorias que viabilizem um desenvolvimento evolutivamente rentável. É essencial, para tanto, um pensamento sistemático, racional e estratégico na gestão dos recursos socioambientais. Esse tocante refere-se ao controle, a fiscalização, ao planejamento empresarial, com o intuito de se evitar, reduzir ou bloquear os desperdícios expendidos e a degradação provocada durante o processo de produção.
São amplas as possibilidades de posturas na hora de se adotar uma gestão ambiental, entre elas destacam-se: a adequação de funcionários da empresa a conceitos de sustentabilidade, a separação e reciclagem dos resíduos, busca para maiores proveitos da matéria prima, utilização de energias limpas ou renováveis, o investimento em projetos que cumpram esse papel social, a divulgação da participação socioambiental da empresa, etc.
Muitas empresas tem sentido a grande diferença depois da adoção de tal postura em sua base estratégica, isso porque todas as medidas que forem tomadas racionalmente, de certa forma podem minimizar dependências externas. Lembrando que esta pode aumentar gradativamente o preço da produção (à medida que se tornam escassos os recursos). Outro importante ponto consiste no mercado consumidor, que se interessa cada vez mais na compra de produtos