Os Francos
Os germanos davam grande importância a guerra e, sendo assim, valorizavam a coragem no campo da batalha, a morte em combate e a fidelidade entre guerreiros. Os jovens guerreiros formavam um bando comandado por um chefe ao qual prestavam juramento de fidelidade. Esse bando era chamado de Comitatus. Com o aumento das guerras contra os romanos, os chefes desses bandos guerreiros foram ganhando riqueza, e alguns deles tornaram-se reis. Entre os germanes, se alguém fosse acusado de um crime podia provar sua inocência por meio de um duelo de espadas; se vencesse era considerado inocente, pois a vitória era um sinal de que os deuses estavam com ele.
No início do século V, os francos atravessaram o Rio Reno em direção ao oeste e estabelecera-se na Gália, interessados nas riquezas da região.
Na Gália, os franceses viviam divididos em vários grupos, cada qual com seu chefe. Com o apoio de seus guerreiros, um desses chefes, chamado Clóvis, impôs sua autoridade aos demais e se tornou rei, o primeiro da dinastia merovíngia, assim chamada em homenagem a seu avô, Meroveu, que também foi um destacado