Os Fluxos Migrat Rios Com Destino Ao Paran Se Intensificaram A Partir Da D Cada De 1850

459 palavras 2 páginas
Os fluxos migratórios com destino ao Paraná se intensificaram a partir da década de 1850, quando o estado obteve sua independência e deixou de ser província de São Paulo. Nesse momento o governo local desenvolveu políticas para atrair novos migrantes a fim de promover o desenvolvimento econômico do Estado. Somente entre os anos de 1853 e 1886 o Paraná recebeu aproximadamente 20 mil migrantes, que formaram diversas colônias no território. A população paranaense é composta por diversas etnias, são principalmente imigrantes alemães, poloneses, ucranianos, italianos, portugueses, holandeses, espanhóis, árabes, argentinos e japoneses, além dos indígenas que já habitavam o território. Ao todo são 28 etnias, contribuindo para a pluralidade cultural do Estado.
Alemães : Os alemães foram os primeiros a chegar ao Paraná, em 1829, fixando-se em Rio Negro. Porém, houve a intensificação da entrada de alemães no estado durante a Primeira Guerra (1914 – 1918) e Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945). Contribuíram para o desenvolvimento agrícola e para a diversidade cultural paranaense.
Espanhóis : Formaram colônias nos municípios de Jacarezinho, Santo Antônio da Platina e Wensceslau Brás. A entrada de espanhóis no Paraná ocorreu principalmente entre os anos de 1942 e 1952.
Portugueses : Motivados pela exploração cafeeira, os portugueses migravam para o Paraná, com destaque para o município de Paranaguá, que possui características culturais lusitanas.
Italianos : Fundaram a colônia anarquista de Santa Cecília, atualmente a maior quantidade de descendentes de italianos reside em Curitiba. Foram de fundamental importância nas lavouras de café e desenvolvimento industrial.
Poloneses : Migraram para o Paraná durante a década de 1870, fundaram diversas colônias em Curitiba, que atualmente constituem os bairros de Santa Cândida e Abranches, se fixaram também em Araucária e Irati. Foram muito importantes para o desenvolvimento agrícola do Estado.
Árabes :Durante a Segunda Guerra Mundial

Relacionados