Os exploradores de caverna
482 palavras
2 páginas
O livro o caso dos exploradores de caverna apesar de ser uma obra fictícia apresenta condições semelhantes do filme Vivos cujo roteiro é baseado em acontecimentos reais e trágicos, uma vez que os personagens, apesar do local ser diferente em cada situação, passam por uma experiência trágica, onde vivenciam situações adversas á sobrevivência. No livro o aprisionamento de cinco homens em uma caverna onde não se apresentava chance de sobreviver, a vontade de se manter vivo se torna algo acima de qualquer principio e leis adquiridas no meio social. Há vários pontos do livro que coincidem com o filme, pois no filme os personagens sofrem um acidente de avião nas Cordilheiras dos Andes, um lugar inóspito devido ao frio e por ser desabitado. A queda do avião em si já foi um grande desastre, pois deixou várias vitimas tanto feridos quanto mortos. A demora do resgate tornou a situação ainda mais difícil, assim surgiram situações questionáveis quanto o que se fazer para se manterem vivos. Essa mesma questão foi levantada na caverna quando foi cogitada a possibilidade de se comer carne humana, visto que não sobreviveriam sem alimento ate o resgate ter se concluído.
A proposta feita pelo líder da expedição a principio parecia inaceitável para os outros quatro, mas que em seguida tomado pelo desespero, concordaram com o plano de matar um deles para servir de alimento para os outros.
Em ambos os casos se percebem o desespero, conflitos emocionais pelos atos cometidos, a superação humana deixando de lado os conceitos e se apegando à única chance de sobrevivência, a pratica do canibalismo. A situação dos personagens do filme Vivos difere um pouco da dos exploradores que foram mais alem devido ao homicídio cometido para que se pudessem apossar do alimento. No filme não houve homicídio, não mataram para comer, pois os corpos servidos de alimento eram de pessoas que haviam morrido durante a queda do avião ou após, quando morreram oito durante uma grande avalanche que atingiu a