Os estudantes do Ensino Médio e suas perspectivas quanto à escola e o trabalho em Coxim-MS
QUANTO Á ESCOLA E O TRABALHO EM COXIM - MS
Rebéca Nantes Rezende
Alexandre Fornaro
RESUMO
A presente proposta de pesquisa tem como alvo os estudantes do ensino médio regular e profissionalizante no município de Coxim – MS em relação aos seus anseios e suas perspectivas quanto às oportunidades de continuação dos estudos e à inserção no mercado de trabalho. Identificar como os estudantes visualizam as oportunidades que as instituições lhes oferecem pode fornecer subsídios para um planejamento educacional mais correlacionado com as demandas da população local. Neste caso, a pesquisa foi realizada com entrevistas em grupos de estudantes do ensino médio das redes estadual e federal do município de Coxim, na tentativa de organizar informações em relatório sobre os anseios dos estudantes quanto ao futuro, na sociedade e no trabalho.
Substanciando a temática, análise de referencial bibliográfico relacionado ao tema e discussão foram realizadas para, também, contribuir com o desenvolvimento das questões discutidas sobre educação, especialmente do ensino médio.
Palavras chave: Educação. Ensino médio. Educação profissional.
1. INTRODUÇÃO
Desde tempos mais remotos a educação se tornou um tema muito importante para diferentes sociedades, pois há o reconhecimento de que o saber pode trazer mudanças incontestáveis à vida das pessoas. As transformações ocorridas no decorrer do século XX proporcionaram à humanidade possibilidades antes nunca imaginadas, tanto no desenvolvimento tecnológico e na medicina como nas questões sociais, superando barreiras técnicas e teóricas. Essa evolução não se sucedeu de forma contínua sobre as diferentes partes e países
1
do mundo, fato que nos dias atuais é apontado como um dos problemas relacionados aos desequilíbrios socioeconômicos evidenciados entre países e dentro de suas populações.
Para este trabalho, o município alvo da pesquisa é Coxim. Localizado na