Os estados nacionais seculo 20
O Estado absolutista surgiu na Europa ocidental no transcurso do século 16. Sua principal característica foi a centralização do poder político e militar nas mãos do monarca soberano (ou seja, um rei ou príncipe hereditário) rompendo, portanto, com a soberania piramidal e parcelada que caracterizava o vasto conjunto dos domínios dos senhores feudais no período precedente.
Durante muitas décadas, o absolutismo foi tema de inúmeros debates acadêmicos, entre os cientistas sociais, que se preocuparam em desvelar a natureza social e histórica deste tipo de Estado.
OS ESTADOS NACIONAIS DO SECULO 20
O Estado Moderno surgiu da desintegração do mundo feudal e das relações políticas até então dominantes na Europa.
Esse tipo de dominação foi pouco a pouco sendo minado pelas revoltassociais dos camponeses, pela recusa ao pagamento de impostos feudais e pelo crescimento das cidades e do comércio, que apressaram a desagregação dos feudos. Paralelamente, a partir do século XVI,ocorreu um processo de centralização e concentração:
_ das Forças Armadas e do monopólio da violência;
_ da estrutura jurídica, isto é, dos juízes e dos tribunais em várias instâncias;
_ da cobrançade impostos – um signo do poder e, ao mesmo tempo o meio de assegurar a manutenção das Forças Armadas, da burocracia e do corpo jurídico;
_ de um corpo burocrático para administrar o patrimôniopúblico, como as estradas, os portos, o sistema educacional, a saúde, o transporte, as comunicações e outros tantos setores.
A centralização e a concentração desses poderes e instituições caracterizam oEstado Moderno, que assumiu diferentes formas hoje:
* O Estado Absolutista
* O Estado Liberal
* Os Estados Nacionais no século XX
* O chamado Estado Neoliberal
Mas nesse trabalho, nósiremos abordar: “Os Estados Nacionais no século XX”. Estudando o seu conceito e suas características, e sua importância para o Estado Moderno.