Os ensaios de explicação pelos mitos e pela filosofia
Os ensaios de explicação pelos mitos e pela filosofia
Profº: Aurino
Aluno: Yuri Derquian
Betim
2014
Os ensaios de explicação pelos mitos e pela filosofia
Tentativas de explicação pelos mitos:
Os mitos são narrativas que tendem a dar explicações às questões sem respostas do homem. Essas narrativas sempre abordam o tema “Bem VS Mal”. Essas narrativas são aparentemente ingênuas e infantis, e ocorrem em todas as épocas inclusive a nossa.
Uma marca presente nesses mitos e que o homem e apresentado em sua forma primordial, ou seja, aqueles que vivem em um tempo sem sofrimento em completa felicidade, com a presença de Deus ou de Deuses: o paraíso. Depois por uma razão inexplicável uma força atrapalha esse equilíbrio e quebra esse sentido harmonioso para o homem. Como essa nova manifestação o homem começa uma busca ao paraíso para novamente viver em harmonia com Deus ou com os Deuses.
EX: O Jardim do Éden
A reflexão filosófica sobre o problema do mal:
Os filósofos se dedicaram ao problema do mal. Essas abordagens podem ser divididas em três:
Os estóicos: Os que procuram sujeita-se a tudo que acontece, para se manter serenos diante do mal.
2º manifestação: Os que acreditam que mesmo diante da manifestação do mal o universo forma um todo harmonioso, e que o mal e o sofrimento são realidades que devemos combater. (ex: Heráclito, Leibniz)
3º manifestação: Aqueles que não se contentam apenas em combater o mal, mas que recusam e devolvem toda sua revolta contra eles. (ex: Camus)
Heráclito: Bem e mal são uma coisa só. (Ambas coexistem em harmonia) Mas o bem sempre vence o mal.
Leibniz: Continua com o pensamento de que o mal e algo harmonioso ao bem. Já que o mundo e uma mera criação de Deus, esse mundo não poderia ser perfeito. Já que a perfeição e algo divino e não pode existir dois Deuses. (Essa e a explicação que diz, que o sofrimento do mundo não é culpa de Deus,