Os engenhos de açucar e a construção do patrimônio cultural alagoano
MENEZES, Catarina Agudo
MUNIZ, Bianca Machado
SILVA, Maria Angélica
Palavras chaves: Patrimônio agroindustrial; Engenhos de Alagoas; Arquitetura do açúcar, Patrimônio Histórico e Cultural;
Projeto: Ações Regionalizadas: Identificação e mapeamento de Engenhos.
Síntese: Este texto mostra o quanto os engenhos de açúcar influenciaram no desenvolvimento sócio, econômico e cultural o Estado de Alagoas.
Em 2007, foi feito um levantamento dos antigos engenhos de açúcar (Grupo de Pesquisa Estudos da Paisagem), foram identificados em campo e registrados em um banco de dados.
O açúcar, importante atividade econômica no Estado até os dias de hoje, foi o grande responsável na formação cultural desta região, transmitindo a sociedade através das gerações o conceito de valorização do patrimônio histórico, criando uma identidade.
Estudando a arquitetura destes engenhos percebeu-se que todos tinham quase na sua maioria as mesmas características: um grande galpão para o processo de fabricação do açúcar (moagem da cana, cozimento do caldo e purga). Além de possuir uma estrutura suficiente para abrigar a roda d’ água ou animais
Atividades de olaria, carpintaria e marcenaria, alojamentos entre outros precisavam de local específicos.
O proprietário e sua família usavam a casa-grande (normalmente na parte alta do terreno) com capelas ligadas ou não a casa.
Objetivo do autor(es): me parece que foi a interpretação da arquitetura através do desenvolvimento industrial da região e o resultado desta influência até os dias de hoje e a herança deixada para as futuras gerações.
Há muitas lacunas ainda para serem preenchidas, informações fragmentadas e a inexistência delas dificultaram muito esta pesquisa (relato do autor (es))
As construções estão bastante deterioradas, mas vale ressaltar a importância dos engenhos no caráter e na formação desta sociedade.
Dúvidas: Alguma ação surgirá em função do resultado